INAC Homepage  

Subcategoria de Operação Aberta A1

Subcategoria A1 (não carece de autorização operacional da ANAC)

 - EQUIPAMENTO:

    • SEM MARCAÇÃO DE CLASSE CE:

• Opera uma aeronave não tripulada de construção caseira (com menos 250g incluindo a carga) e com velocidade máxima inferior a 19 m/s, ou;

• Transitoriamente, uma aeronave não tripulada com menos de 500g sem marcação de classe até (aqueles drones que não tem marcação de classe europeia mas são comercializados atualmente em escala por um fabricante no mercado único, até 1 janeiro de 2023), desde que o piloto remoto esteja munido do certificado de competência (prova (certificado) de conclusão de formação e exame à distância A1/A3);

  • COM MARCAÇÃO DE CLASSE CE:

Opera um drone C0, ou

Figura 1– Operação de uma aeronave não tripulada com uma marcação de conformidade de classe C0. A marcação de classe C0 (mais à direita) estará apensa no sistema de aeronave não tripulada. Para qualquer UAS que tenha um sensor a bordo capaz de captar dados pessoais (câmara fotográfica ou de gravação de video) é da responsabilidade do operador de UAS obter a devida autorização. No caso dos levantamentos aéreos deve ser sempre solicitada uma autorização à Autoridade Aeronáutica Nacional (www.aan.pt).

C1 (marcação de classe): 

1) Sistema de identificação eletrónica à distância (o operador remoto deve introduzir no sistema o número do registo do operador providenciado pela ANAC)

2) Função de reconhecimento geoespacial ativos e atualizados (o drone tem de ter um sistema para visualizar as áreas geográficas e que permita importar as áreas da ANAC referidas no Regulamento da ANAC n.º 1093/2016 e publicadas em www.anac.pt, www.voanaboa.pt ou na plataforma de registo da ANAC). 

 

Figura 2– Operação de uma aeronave não tripulada com uma marcação de conformidade de classe C1. A marcação de classe C1 (mais à direita) estará apensa no sistema de aeronave não tripulada. 


- COMPETÊNCIA DO PILOTO REMOTO:
O piloto remoto carece de uma prova (certificado) de conclusão de formação e exame à distância A1/A3 (formação, exame à distância e certificado emitido por uma Autoridade Competente de qualquer Estado Membro da União Europeia, portanto a ANAC ou qualquer outra);

- OPERACIONAL: Se utilizar uma aeronave C1, não pode sobrevoar ajuntamentos nem pessoas não envolvidas, e caso voe esporadicamente sobre uma pessoa deve imediatamente afastar o seu drone.
 

 Sugestão de operação (A1): Operações de lazer