INAC Homepage  

Cultura de segurança

 

A Segurança é Responsabilidade de Todos!

Uma cultura de segurança positiva é uma peça fundamental para a mitigação das ameaças internas e externas à aviação civil internacional.

A cultura de segurança é um conjunto de normas, crenças, valores e atitudes inerentes ao normal funcionamento de uma organização, que devem refletir-se nas ações e comportamentos das pessoas, contribuindo para o desempenho eficaz e eficiente dos sistemas de segurança.


Os pressupostos para uma cultura de segurança eficaz são:


• Reconhecer que a segurança é responsabilidade de todos, desde a gestão de topo até às funções mais operacionais;

• Reconhecer que uma cultura de segurança eficaz é fundamental para o sucesso do transporte aéreo;

• Estabelecer, valorizar e reconhecer comportamentos e práticas positivas de segurança de todos aqueles que trabalham no setor da aviação civil; e

• Reconhecer a segurança como valor estratégico para a concretização dos objetivos económicos do transporte aéreo.


Os benefícios de uma cultura de segurança positiva e eficaz são:


• Mitigação de ameaças internas e externas;

• Maior sensibilização para a comunicação e reporte do não cumprimento das políticas e procedimentos de segurança, com impacto positivo na fiabilidade da avaliação da ameaça e do risco e, consequentemente, na adequação, eficácia e eficiência das medidas de segurança;

• Maior envolvimento e compromisso com a segurança;

• Aumento dos níveis de conformidade, em resultado de uma maior sensibilização para os impactos do não cumprimento das políticas e procedimentos de segurança;

• Melhoria da sensação de segurança na comunidade aeroportuária; e

• Aumento do nível de eficiência dos sistemas de segurança, sem necessidade de recursos adicionais.


A Organização da Aviação Civil Internacional (OACI), em 2019, na 40.ª Sessão da sua Assembleia Geral, designou o ano de 2020, como o Ano da Cultura de Segurança (Year of Security Culture - YOSC), com o objetivo de promover e implementar uma cultura de segurança positiva no setor da aviação civil internacional.

Como a pandemia causada pela COVID-19 obrigou a suspensão de iniciativas, o Conselho da OACI decidiu prolongar as atividades previstas, durante o ano de 2021.

Toda a informação sobre o YOSC, incluindo as iniciativas e atividades promovidas pela OACI, podem ser consultadas no site da OACI, aqui.

A ANAC desenvolverá, ao longo deste ano, um conjunto de iniciativas e atividades de divulgação e promoção de boas práticas, que visam contribuir para o sucesso deste projeto.

As iniciativas e atividades serão divulgadas através do site da ANAC e/ou através de outros meios de comunicação, nomeadamente as redes socias.

Todas as organizações, entidades, academias e especialistas no setor da aviação que pretendam contribuir para as iniciativas a ser promovidas pela ANAC, no âmbito da cultura de segurança, por exemplo, através da partilha de artigos, material de orientação, vídeos, campanhas, entre outros, deverão, previamente, contatar-nos, através do endereço de correio eletrónico: acs@anac.pt.
Antes de qualquer publicação, a ANAC fará uma análise da qualidade e pertinência do material enviado.

Mensagem da Autoridade Nacional de Segurança da Aviação Civil (a disponibilizar brevemente).

Os artigos e demais material a ser partilhado poderá ser consultado nos separadores abaixo indicados:

Artigos
Artigos
Boas práticas e material de orientação
Boas práticas e material de orientação
Campanhas
Campanhas
Formação
Formação