INAC Homepage  

CASE STUDY 4 (Icon A)

VLOS, durante o dia, em espaço aéreo controlado e em área proibida ao voo drone (área vermelha) do Aeroporto Internacional Humberto Delgado, na Cidade de Lisboa junto à Ponte 25 de Abril.
 Até 31 de dezembro 2020    Após o dia 31 de dezembro 2020
            

 As operações de drones estão proibidas pelo artigo 11.º do Regulamento n.º 1093/2016.  Os operadores remotos não devem operar nestas áreas. Excecionalmente e pontualmente podem ser autorizadas operações pela ANAC, nomeadamente em eventos de grande visibilidade e utilidade comprovada, desde que não afetem a segurança aérea.

 

 

AAN – Carece de uma autorização para tirar fotos ou gravar vídeos.

Outros – p.ex. Devido aos direitos de imagem, caso opere sobre museus, monumentos ou outro património sugere-se que consulte a entidade gestora dos mesmos.

 

   

As operações de UAS continuarão a ser proibidas nas áreas publicadas no anexo e através do artigo 11.º do Regulamento n.º 1093/2016.  Os operadores remotos da categoria aberta não podem operar nestas áreas. Face ao risco no ar extremamente elevado e à inexistência do espaço aéreo U e serviços associados, a operação em tal local poderá requerer a certificação da operação, da aeronave não tripulada e/ou do piloto remoto.

Registo: O operador de UAS tem de estar registado na categoria específica e aberta (assumindo que a aeronave não tripulada tem um sensor que grava dados pessoais, por exemplo uma câmara fotográfica). Caso a operação seja certificada o UAS carece de registo individual.

AAN – Carece de uma autorização para tirar fotos ou gravar vídeos.

Outros – p. ex. Devido aos direitos de imagem, caso opere sobre museus, monumentos ou outro património sugere-se que consulte a entidade gestora dos mesmos.