INAC Homepage  

Formação, exames e certificados na categoria aberta de operações aos pilotos remotos

A competência teórica nas diferentes subcategorias é ministrada por uma Autoridade competente de um Estado Membro, sendo esta realizada à distância no caso da subcategoria A1/A3 e presencialmente no caso da subcategoria A2.

Os exames de verificação de competência nas diferentes subcategorias são realizados pela Autoridade competente de um Estado Membro, sendo estes realizados à distância no caso da subcategoria A1/A3 e presencialmente no caso da subcategoria A2.

Os pilotos remotos têm de obter um aproveitamento mínimo de 75% no exame. O certificado será emitido apenas se estiverem reunidas as condições dos requisitos de competência da subcategoria respetiva.

Os certificados são mutuamente reconhecidos, podendo o operador operar na mesma subcategoria em qualquer outro país da União. Pilotos remotos nacionais podem obter provas de conclusão e certificados de competência emitidos por outros Estados Membros da União. Esses pilotos remotos não precisam de solicitar reconversão desses certificados à ANAC.

A ANAC irá disponibilizar oportunamente uma plataforma eletrónica de formação e exames à distância, bem como informações relativas ao método de inscrição, formação e verificação de competência. Esta informação será atualizada logo que possível.

Para mais informações relativas à formação, exames e à emissão de certificados dos pilotos remotos deve contatar a Direção de Licenciamento e Examinação

 

Informações relativas à validade da prova de conclusão do treino à distância e do certificado de competência do piloto remoto nas subcategorias de operação da categoria Aberta

 A prova de conclusão e o certificado de competência emitido pela ANAC são válidos durante 5 anos e a renovação tem de ser efetuada de acordo com as normas das respetivas subcategorias.

Após 5 anos, caso não seja efetuada a renovação a prova de conclusão perde a sua validade.

Os certificados de competência emitidos podem ser alterados, suspensos, sujeitos a limitação ou revogados.


Para mais informações relativas ao processo de solicitação ou renovação da prova de conclusão ou do certificado de competência deve contatar a Direção de Licenciamento e Examinação.