INAC Homepage  

Como determino qual a minha categoria: Aberta, Específica ou Certificada?

O operador escolhe qual a subcategoria da categoria aberta onde quer operar e cumpre com esses requisitos. Esta categoria é considerada de risco mais baixo.

Caso o operador de UAS não intenda operar na categoria aberta, cumprindo com esses requisitos, o desvio a essa categoria é interpretado como um incremento no risco operacional, pelo que o operador apenas pode operar num cenário de operação padrão declarativo ou através de uma autorização operacional. Os certificados LUC são apenas emitidos a organizações (pessoas coletivas) e de acordo com o portfolio de segurança de essa organização.

Os operadores podem escolher ser operador da categoria certificada, devendo cumprir com os mesmos regulamentos aplicáveis à aviação tripulada. Os operadores de categoria específica podem também identificar a necessidade de serem certificados ao aplicarem a metodologia de análise de risco. A ANAC, ao analisar a análise de risco operacional submetida pelo operador e o processo associado, pode também decidir que a operação terá de ser realizada na categoria certificada. Nesta eventualidade o operador deve proceder à certificação da operação.