INAC Homepage  

Pretendo comprar um drone. Qual deverá ser a minha preocupação na escolha do drone?

Os operadores de UAS que pretendam operar na categoria aberta, devem procurar no mercado uma aeronave não tripulada que contenha as marcas de conformidade de classe e/ou as características técnicas necessárias para operar na subcategoria escolhida pelo operador. Por exemplo, utilizar na subcategoria A1 da categoria aberta uma aeronave de construção caseira com menos de 250g, ou aeronaves com marcação de conformidade de classe C0 ou C1.

Na categoria específica deve escolher uma aeronave não tripulada com a marcação de classe de conformidade apropriada para o cenário de operação pretendido pelo operador,C5 para STS-01 e C6 para o STS-02. Nas restantes situações, uma aeronave que se ajuste ao conceito de operação pretendido (por exemplo especificamente concebida para aquele tipo de operação) e que satisfaça os objetivos de segurança operacional de natureza técnica,  identificados na análise de risco. Nesta categoria podem também ser utilizadas aeronaves não tripuladas certificadas, concebidas para um conceito de operação específico, por exemplo voar sobre pessoas.

Na categoria certificada, sempre que for exigida a certificação por via do equipamento ou da operação pretendida. Adicionalmente, em face ao nível de risco, pode se dar o caso em que essa operação apenas possa ser efectuada utilizando uma aeronave certificada, por exemplo na categoria específica. Nestas situações o operador de aeronaves não tripuladas terá de adquirir uma aeronave não tripulada certificada.

Na categoria certificada apenas podem ser operadas aeronaves não tripuladas certificadas.