INAC Homepage  

Software de relato

O Regulamento (UE) n.º 376/2014 exige que as organizações relatem com a taxonomia ADREP e num formato compatível com ECCAIRS. Para se conseguir isso, a opção de solução de software de relatório foi especialmente projetada para grandes organizações que relatam um volume significativo de ocorrências e organizações com recursos técnicos de TI que sejam capazes de desenvolver um formato de saída de relatório compatível. Algumas das terminologias usadas nestas instruções são destinadas a criadores de software e/ou departamentos de TI e devem ser usadas em conjunto com os requisitos da unidade orgânica responsável pela segurança de dados da organização.


Interface

Foi criada uma interface padrão para facilitar a troca de ficheiros de dados do tipo “E5X” do ECCAIRS 5 Exchange.


Taxonomia de interface reduzida


Os dados de um ficheiro E5X são baseados na Taxonomia de Interface Reduzida (RIT), um subconjunto da taxonomia de aviação ECCAIRS. Este contém os atributos e valores necessários para permitir a conformidade com os requisitos regulamentares (por exemplo, uso da taxonomia ADREP, relato de campos de dados obrigatórios, etc.) e para transmitir informações adicionais que podem ser relevantes para melhorar a análise de segurança e a monitorização de tendências.

A RIT identifica os atributos obrigatórios e condicionais a serem preenchidos pelo relator. Devido ao envolvimento da indústria, identificamos dois desses atributos que se têm mostrado difíceis de mapear em relação às taxonomias de entidades existentes. Por isso, decidimos que 'Tipo de evento' (atributo ID 390) e 'Categoria de ocorrência' (atributo ID 430) serão preenchidos pela Autoridade.


Conteúdo do arquivo E5X


O formato é uma especificação XML/XSD que contém os campos de dados obrigatórios e as suas listas de valores associadas. Esta especificação do esquema e da estrutura do arquivo E5X está publicada no site do Centro de Pesquisa Conjunta da Comissão Europeia - será necessário solicitar uma conta para aceder ao esquema. Assim que o acesso for concedido, deve navegar até a Seção de Relatórios Eletrónicos e selecionar o link Arquivos de Dados E5X. Serão apresentadas várias opções que levam a downloads que incluem arquivos de teste E5X, documentação de suporte, esquemas XSD e software de teste adicional.

 

Estrutura do arquivo E5X

O ficheiro E5X a ser enviado é construído e nomeado de uma forma particular para que o ECCAIRS possa processar o arquivo automaticamente. O XML fica na camada externa do ficheiro E5X ao lado de uma pasta com o mesmo nome. Esta pasta contém o PDF completo (com o nome do arquivo e pasta E5X) e também pode conter quaisquer anexos adicionais que podem ser nomeados de forma independente.

Um dos objetivos por trás da introdução de um formato compatível e da RIT é reduzir a entrada manual de atributos relatados rotineiramente em ECCAIRS pelas equipas de segurança de dados.

Para atingir este objetivo, além dos atributos obrigatórios e condicionais identificados na RIT (além dos dois mencionados acima), todos os outros atributos que fazem parte dos relatórios regulares e que também aparecem na RIT devem ser mapeados no ficheiro XML.

Dependendo do setor de aviação que está a relatar, certos atributos podem ser codificados permanentemente no seu XML. Alguns deles não necessitam aparecer no PDF (por exemplo, um relatório gerado por um aeródromo pode ter a ID do local e o estado da ocorrência codificados). Todos os relatores podem ter o atributo Narrative Language codificado.



PDF

O PDF incluído no E5X deve conter os atributos RIT relatados no arquivo XML e os atributos que compõem o relatório usual que não estão
incluídos na RIT. Alguns dos atributos codificados podem ser omitidos do PDF.

Para aproveitar ao máximo os benefícios da automação da entrada de dados, deve fazer-se um esforço para destacar os atributos no PDF que não estão contidos no arquivo XML. Isso irá agilizar a sua identificação para a entrada manual subsequente no relatório dentro da ECCAIRS. Se o conteúdo do relatório for totalmente capturado pelo arquivo XML, não há necessidade de fornecer a versão em PDF.

Cada relatório inicial e acompanhamento devem ser apresentados como arquivos E5X individuais. Informações sobre o que deve ser relatado como parte de um acompanhamento podem ser encontradas na seção “Uso de atributos” deste site.


Envio do formato compatível à ANAC


O e-mail contendo o formato compatível com .E5X deve ser estruturado com:

  • Linha de assunto: Nome da entidade + Referência do relatório + Status (notificação inicial / Encerrado pelo assunto / Aberto / Encerrado)

  • Anexos: apenas arquivos .E5X devem ser anexados

  • Corpo: Título do relatório (no mínimo)