A perda de controlo em voo (LOC-I - Loss of Control In-flight) representa um dos riscos mais significativos e frequentes na aviação geral, sendo responsável por uma percentagem considerável de acidentes e fatalidades. Este fenómeno ocorre quando uma aeronave deixa de responder adequadamente aos comandos do piloto, resultando numa situação perigosa que pode rapidamente escalar para um acidente se não for corrigida imediatamente.
Na aviação geral, onde as operações são realizadas com aeronaves de menor dimensão e frequentemente por pilotos com diversos níveis de experiência, o risco de perda de controlo em voo torna-se especialmente relevante. Fatores como desorientação espacial, condições meteorológicas adversas, falhas técnicas ou erros na pilotagem podem desencadear situações críticas, tais como entradas inadvertidas em perda de sustentação, desorientação em condições de baixa visibilidade ou manobras inadequadas durante fases críticas do voo, como descolagens e aterragens.
A importância de compreender e prevenir o LOC-I reside no facto de que este tipo de acidente é muitas vezes evitável através da formação adequada, do treino contínuo e rigoroso, da implementação de procedimentos operacionais claros e eficazes, e disciplina operacional no seu seguimento continuo.
Desta forma, a prevenção da perda de controlo em voo deve ser considerada uma prioridade absoluta para pilotos, operadores e gestores da aviação geral, contribuindo diretamente para a segurança das operações, a proteção das vidas humanas e a preservação das aeronaves. Nas páginas abaixo partilha-se informação diversa sobre este perigo e formas de o mitigar:
Loss of Control in General Aviation
Loss of Control (LOC-I) | EASA
Explore stall
Sunny Swift: Trim runaway - Issue 38 | EASA
Sunny Swift: Wake vortex avoidance - Issue 7 | EASA
Sunny Swift: Impossible turn - Issue 8 | EASA
Sunny Swift: Stabilized approaches - Issue 23 | EASA
Sunny Swift: Slow flight and stalling. Spin awareness. Part 1 - Issue 25 | EASA
Sunny Swift: Slow flight awareness 2/3. Mass and balance - Issue 26 | EASA
Sunny Swift: Slow flight awareness 3/3. Spin recovery - Issue 27 | EASA
Sunny Swift: Tactile warning episode - Issue 36 | EASA
Stall Recovery Procedure | EASA Community Sunny Swift: Crosswind final turn - Issue 4 | EASA