INAC Homepage  

II Seminário RPAS: Investigação, Desenvolvimento e Mercado

31-03-2015

Decorreu, hoje, dia 31 de março, no auditório da Academia da Força Aérea, em Sintra, o II Seminário sobre Sistemas de Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPAS): Investigação, Desenvolvimento e Mercado.

Esta iniciativa foi organizada conjuntamente pelo Instituto Nacional de Aviação Civil, I.P. (INAC, I.P.) e a Revista Segurança e Defesa, teve a participação de oradores provenientes das Universidades (UBI, INESC e IST) e empresas e organizações do ramo que actuam no mercado (Aeroprotechinik, Tekever, Uavision e Labelec e Droneclub) e contou a presença de 217 pessoas.

Foram painéis em análise “Investigação e Desenvolvimento: Inovação e Tecnologia” e “Mercado: Operação, Responsabilidade e Segurança” moderados pelo Major General Joaquim Borrego, Comandante da Academia da Força Aérea e pelo Dr. Luís Trindade Santos, Presidente do INAC, I.P., respectivamente.

Este assunto tem assumido uma importância crucial, dados os desafios que se colocam à sociedade civil e a forte evolução tecnológica que ultimamente têm ocorrido.

O INAC, I.P. considerou que a  organização de mais este debate promove a discussão e ausculta as diversas entidades públicas e privadas do sector, envolvidas na Investigação, Desenvolvimento e utilização no Mercado dos RPAS (também vulgarmente designados como DRONES ou UAV) o que permite  aumentar a cooperação entre as Partes e a clarificação de todos os agentes da Sociedade Civil, quanto aos futuros desafios que se colocam a nível regulamentar e da utilização deste tipo de aeronaves.

Por último, um agradecimento à Academia da Força Aérea, na pessoa do seu Comandante, MGEN Joaquim Borrego, pela participação, colaboração e cedência das instalações.