INAC Homepage  

Dia Internacional da Mulher

08-03-2024

Hoje, dia 8 de março, celebra-se o Dia Internacional da Mulher.

Ao longo dos anos, o Dia Internacional da Mulher tem sido uma data assinalada para celebrar e refletir sobre os avanços na igualdade de género em diversos setores, e a aviação em Portugal não é exceção. Este setor, historicamente dominado por figuras masculinas a nível global, tem assistido a uma mudança significativa com o aumento do número de mulheres em diferentes funções, desde pilotos a engenheiras, gestoras e outras posições de liderança. Este crescimento é um testemunho das mudanças nas atitudes sociais, na educação, nas políticas de inclusão e do esforço contínuo para promover a diversidade de género.

O crescente número de mulheres na aviação em Portugal reflete uma mudança na indústria, mas também um avanço mais amplo em direção à igualdade de género no país. Este aumento é crucial não só do ponto de vista da equidade, mas também porque traz diversidade de perspetivas que enriquecem o setor e contribuem para a criação de soluções mais inovadoras, promove uma melhor tomada de decisões com vista a garantir a segurança e a eficiência operacional.

Este ano comemoramos os 95 anos do Conselho Nacional da Ar, hoje Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC),  e vamos ter hoje a cerimónia de atribuição do nome da sala de exames da ANAC, para enaltecer o percurso da primeira aviadora portuguesa, Maria de Lourdes Sá Teixeira, que foi a primeira mulher a obter o brevet em Portugal, no ano de 1928.

Este ato simbólico significa o exaltar das conquistas das mulheres na aviação, mas também reforça o compromisso com a diversidade e a inclusão como valores fundamentais para o futuro do setor. À medida que mais mulheres se juntam e envolvem no setor da aviação, elas moldam o presente, mas também inspiram a próxima geração a ganhar asas e a alcançar novos céus, reafirmando a importância da mulher na construção de um setor mais forte e inclusivo.

Ao longo do ano a ANAC vai promover várias iniciativas e apoiar outras no sentido de encorajar mais mulheres a considerar carreiras na aviação favorecendo um ambiente de trabalho inclusivo e equitativo. Isto inclui campanhas de divulgação sobre as profissões existentes na aviação junto das escolas dos diversos graus de ensino e ações específicas destinadas a desmistificar os papéis de género na aviação e a destacar o trabalho das mulheres nesta área, desafiando estereótipos e abrindo caminho para que futuras gerações de mulheres vejam a aviação como um campo de oportunidades iguais.

A Autoridade Nacional da Aviação Civil como regulador do setor, tem um papel fundamental na promoção da diversidade de género no setor, acompanhando a Organização da Aviação Civil Internacional. De salientar que, na ANAC, temos evoluído naturalmente para uma situação de paridade nos lugares dirigentes e nos colaboradores, um facto admirável uma vez que o setor da aviação foi durante muito tempo marcado pelo género masculino.

ANAC - Juntos voamos em segurança.

Votos de um excelente Dia Internacional da Mulher!