INAC Homepage  

ANAC na JMJ Lisboa 2023

08-08-2023

A ANAC – Autoridade Nacional da Aviação Civil informa que entre os dias 30 de julho e 7 de agosto, durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), foram movimentados, no Aeroporto de Lisboa, cerca de 960 mil passageiros, tendo sido atingido, nos dias 30 e 31 de julho e 6 e 7 de agosto, a marca dos 110 mil passageiros por dia, um número muito perto do anterior máximo histórico que aconteceu em 16 de julho 2023, com 113 555 passageiros (máximo absoluto desde 2019). De destacar que corresponde a um acréscimo de cerca de 10 mil passageiros por dia face ao que é normal para o pico de verão.

Não obstante o grande fluxo de passageiros verificado, em simultâneo com situações de greve, verificou-se que a operação aeroportuária nestes dias decorreu sem constrangimentos significativamente mais impactantes do que os que já decorrem das circunstâncias da operação de verão no Aeroporto Humberto Delgado.
Esta operação exigiu uma grande articulação e coordenação entre as diversas entidades que fazem parte do sistema da aviação civil nacional e que estiveram envolvidas no planeamento de segurança e mobilidade da JMJ, nomeadamente as entidades participantes no Núcleo Coordenador da Segurança Interna e no Grupo de Projeto para a Coordenação da JMJ, de forma a garantir o cumprimento de todas as medidas necessárias ao bom funcionamento, à segurança e à fluidez dos passageiros. Sublinha-se a importância do planeamento e da coordenação que existiram para o sucesso do evento.

A ANAC, no cumprimento da sua missão de regular, fiscalizar e supervisionar todas as atividades do setor, esteve presente diariamente no Aeroporto Humberto Delgado com várias equipas, pelo que muito se agradece a todos os colaboradores empenhados e motivados em dar o seu contributo.

A Todos os envolvidos no sistema da aviação civil portuguesa o nosso obrigado, principalmente aos passageiros que colaboraram com as autoridades e às entidades envolvidas na JMJ.