INAC Homepage  

ANAC organiza Workshop de Capacitação Ambiental para a Aviação

29-07-2022

A ANAC em parceria com a CEAC e a delegação regional da ICAO EUR/NAT organizou, no passado dia 26 de julho, um Workshop formativo em torno das principais temáticas que associam a dinamização do setor da aviação e a sustentabilidade ambiental.

Com a participação ativa do Conselho de Administração da ANAC, dos peritos CEAC e ICAO e ainda em colaboração com a APA, Agência Portuguesa do Ambiente, as duas sessões de trabalho acolheram cerca de 50 participantes entre Operadores Aéreos e Handlers, fornecedores de Combustível para a Aviação, colaboradores da ANAC, entidades de Acreditação, Navegação Aérea e Aeroportos. A sessão, que possibilitou também o  acesso remoto aos participantes, e contou ainda com alguns dos Focal Point da Comunidade das Autoridades de Aviação Civil Lusófonas (CAACL).

Os temas em debate centraram-se em torno do Plano Nacional de Mitigação das Emissões de Gases com Efeito de Estufa, desenvolvido no âmbito da ICAO, e os regimes de compensação de emissões CELE Aviação e CORSIA.

Tema igualmente a destacar, foi a disponibilização de Combustíveis Sustentáveis para Aviação (SAF) e a forma como a sua inclusão está a prospetivar mudar a face do setor para o futuro.

Poderá ver ou rever o workshop no link abaixo.