INAC Homepage  

ICAO Air Services Negotiation Event 2018

16-12-2018

Realizou-se, de 10 a 14 de dezembro de 2018, na cidade de Nairobi, Quénia, o ICAO Air Services Negotiation Event (ICAN 2018).

Este 11º fórum de negociação de Acordos sobre Serviços Aéreos, promovido pela Organização Internacional da Aviação Civil (OACI), uma agência especializada da Organização das Nações Unidas (ONU), contou com a participação de 71 Estados, de entre os quais Portugal.

A delegação portuguesa, chefiada pela Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) e composta por elementos da ANAC e do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE), reuniu, durante o evento, com 15 Estados.

As consultas aeronáuticas tiveram como resultado a negociação e rubrica de novos acordos sobre serviços aéreos com Bahrain, Namíbia, República Democrática do Congo, Ruanda e Sri Lanka, e a assinatura de Atas de Consultas com a Austrália, Brasil, Colômbia, Nigéria, Gana e República Dominicana, países com os quais serão retomadas negociações em data mutuamente a acordar.

À margem do evento, a delegação portuguesa reuniu ainda com a Arábia Saudita, Irão e Quénia.

Houve ainda oportunidade para a assinatura do Acordo sobre Serviços Aéreos entre Portugal e o Burkina-Faso, negociado em Antália, em 20 de outubro de 2015, pela Sra. Encarregada de Negócios de Portugal em Nairobi.