ANAC informa que se encontra a decorrer a Iniciativa “Dreams Soar” no âmbito do Programa da Organização da Aviação Civil Internacional “Nova Geração de Profissionais de Aviação”
19-05-2017
A OACI lançou, em 2009, a iniciativa "Nova Geração de Profissionais da Aviação" (NGAP) para garantir a existência de profissionais qualificados e competentes para operar, gerir e manter o futuro sistema de transporte aéreo internacional, o reconhecimento de que, no futuro próximo, haverá uma escassez de profissionais qualificados nas várias áreas do sector da aviação civil internacional.
No âmbito deste Programa, a OACI tem vindo a apoiar diversas iniciativas e eventos, um dos quais, o “Dreams Soar” que se iniciou no passado dia 13 de maio de 2017, às 10:00 da manhã, em Daytona Beach, na Florida, E.U.A. com a preparação e o inicio da viagem à volta do mundo da fundadora e piloto do projeto, Shaesta Waiz, numa aeronave Bonanza A36.
O voo que se prevê venha a terminar no mesmo local de partida na Florida, em 9 de Agosto de 2017, com um total de 25019 milhas náuticas percorridas, 30 escalas em 5 continentes e 18 países com a duração de 90 dias, fará uma escala em território nacional.
A chegada ao aeroporto de Santa Maria na Região Autónoma dos Açores, está prevista entre as 13,00h e as 14,00h locais no dia 21 de Maio e a partida no dia 23 de Maio entre as 05,00h e as 06,00h locais com destino a outros pontos na Europa.
Caso seja bem-sucedida, Waiz, que nasceu num campo de refugiados no Afeganistão, em 1987, será a mais jovem mulher piloto da história a concluir sozinha, um voo à volta do mundo. A iniciativa da jovem piloto visa inspirar as jovens gerações para as áreas da ciência, tecnologia, engenharia e matemática e atrair os jovens para o setor da aviação.