INAC Homepage  

ANAC participa na 9ª Reunião do Conselho do Bloco Funcional de Espaço Aéreo do Sudeste (SW FAB - South West FAB Portugal/Spain), Madrid, 17 e 18 de novembro 2016

18-11-2016

Durante os dias 17 e 18 de novembro, realizou-se em Madrid, a 9ª reunião do Conselho do Bloco Funcional de Espaço Aéreo do Sudoeste, também designado por SW FAB (South West FAB Portugal/Espanha) com a participação das Autoridades Aeronáuticas civis e militares de ambos os países.

Os Blocos Funcionais de Espaço aéreo, são conhecidos como FAB, promovidos pela iniciativa do Céu Único Europeu, com base na colaboração entre países vizinhos, a fim de melhorar a eficiência e gestão dos seus respetivos espaços aéreos. Esta colaboração visa reduzir atrasos e ineficiências associadas á fragmentação do espaço aéreo europeu.

Existem atualmente 9 Blocos Funcionais definidos, agrupando espaços aéreos dos Estados Membros da União Europeia. Espanha e Portugal partilham o denominado Bloco Funcional do Sudoeste, criado em 2013.

Durante este encontro, os participantes puderam comprovar o esforço realizado ao longo dos últimos anos para gerir a crescente procura de voos. Aproveitou-se a ocasião para apresentar a nova edição do Plano Operacional Comum para o FAB, que contém as medidas e projetos para o período 2017-20121.

O principal objetivo dos próximos anos será a implementação de melhorias tecnológicas desenvolvidas no âmbito do programa SESAR, braço tecnológico da iniciativa Céu Único, com uma ampla representação da indústria europeia, prestadores de serviços, instituições e governos, num esforço conjunto para que, até 2020, se alcance uma rede europeia de gestão do tráfego aéreo de alta performance.

Esta nova edição do Plano Operacional, agora apresentada, inclui também projetos de harmonização técnica, melhoria da partilha de dados e otimização e utilização flexível do espaço aéreo. Todas estas iniciativas têm como único propósito: melhorar a eficiência dos voos, incrementar a capacidade do sistema e reduzir o impacto ambiental, mantendo sempre os mais elevados níveis de segurança que regem a aviação civil dos nossos dias.