INAC Homepage  

Um novo passo na história do setor da aviação civil... um sonho tornado realidade

28-08-2013
E-mail enviado aos colaboradores do INAC, I.P., pelo Presidente do Conselho Diretivo, Dr. Luís Trindade Santos, aquando da publicação da nova lei-quadro das entidades reguladoras, que reconhece o INAC, I.P. com Entidade Reguladora e redenominado com Autoridade Nacional da Aviação Civil.

"Estimados Colaboradores,

Como, provavelmente, muitos de vós já se aperceberam, foi hoje publicada a nova lei-quadro das entidades reguladoras, a Lei n.º 67/2013, de 28 de agosto, que, entre outras, reconhece como tal, o INAC, I.P., ora redenominado de Autoridade Nacional da Aviação Civil.

A inclusão da ANAC no rol de entidades reguladoras acontece depois de muito empenho e esforço de todos quantos acreditaram que a natureza e as características do nosso setor deveriam merecer tal reconhecimento, pese embora a descrença, no passado, de alguns, que nunca admitiram que o INAC, I.P. pudesse, um dia, merecer tal dignidade.

Este Conselho tem, assim, um dever de gratidão e quero por isso, em meu nome e em nome dos demais membros do Conselho Diretivo, agradecer a todos os colaboradores que desde a 1.ª hora acreditaram e envidaram todos os esforços para que, juntamente connosco, tenham tornado possível este nosso anseio, já antigo, levando a que a ANAC seja hoje uma realidade.

Assim, acredito que, doravante, possamos vir a otimizar a nossa missão com todas as vicissitudes próprias de uma autoridade reguladora, com tudo o que isso significa em matéria de organização e gestão da atividade e do pessoal, refletidas nos poderes e procedimentos que foram, ora, atribuídos à ANAC.

Por considerar que este é, sem margem para dúvida, um dos momentos mais importantes da história da nossa organização e da aviação civil em Portugal, quero, finalmente, formular, em simultâneo, um desejo, que é o de que saibamos estar à altura das imensas responsabilidades que nos foram cometidas por este Governo, que em nós confiou. Não basta, por isso, dormir sobre os louros,  importa agora provarmos que somos merecedores da confiança que em nós foi depositada.

Uma vez mais, muito obrigado e Bem-hajam,

Disse,

Luís Trindade Santos"