INAC Homepage  

Comunicado de Imprensa nº 11/2025: Cartões de embarque digitais – Ryanair

11-11-2025

Sobre as medidas a implementar pela Ryanair relativamente aos cartões de embarque digitais, a Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) informa e esclarece o seguinte:

A partir do dia 12 de novembro de 2025, e de acordo com a informação prestada na página de internet da Ryanair, todos os passageiros receberão um cartão de embarque digital na aplicação da Ryanair ao fazerem o check-in online. O check-in online pode ser realizado em Ryanair.com ou na aplicação da Ryanair.

De modo a verificar a existência de eventuais constrangimentos para os passageiros, a ANAC procedeu à análise não só da informação prestada pela transportadora na sua página na internet como também dos esclarecimentos adicionais remetidos pela Ryanair, após solicitação da ANAC.

Assim, verifica-se que a Ryanair pretende garantir todos os direitos dos passageiros, incluindo os passageiros com deficiência, mobilidade reduzida ou que não disponham de smartphone ou tablet. Pretende ainda não aplicar uma taxa de reemissão de cartão de embarque a quem tenha efetuado o check-in online.

Não obstante a análise efetuada por esta Autoridade, e os esclarecimentos prestados pela Ryanair, a ANAC comunicou à transportadora aérea em causa que a mesma deverá efetivamente abster-se de qualquer comportamento que:

1. Impeça o embarque de passageiros com reserva confirmada num voo (e check-in efetuado), pelo facto de os mesmos não serem portadores de cartão de embarque digital;

2. Imponha o pagamento obrigatório de taxas para efeitos de obtenção e utilização de cartão de embarque físico (em papel).

A ANAC continuará a monitorizar a situação, cumprindo a sua missão de garantir a segurança e de cumprimento dos direitos dos passageiros do transporte aéreo.

************************************************************************************************************************************************************

Courtesy Translation:

Press release nº 11: Digital boarding passes – Ryanair

Regarding the measures to be implemented by Ryanair in relation to digital boarding passes, the Portuguese Civil Aviation Authority (ANAC) informs and clarifies the following:

From 12 November 2025, and in accordance with the information provided on Ryanair's website, all passengers will receive a digital boarding pass on the Ryanair app when they check in online. Online check-in can be done at Ryanair.com or on the Ryanair app.

In order to verify the existence of any constraints for passengers, ANAC analyzed not only the information provided by the carrier on its website but also the additional clarifications sent by Ryanair, following a request from ANAC.

It appears that Ryanair intends to guarantee all passenger rights, including those of passengers with disabilities, reduced mobility or who do not have a smartphone or tablet. It also intends not to apply a boarding pass reissue fee to those who have checked in online.

Notwithstanding the analysis carried out by this Authority and the clarifications provided by Ryanair, ANAC has informed the air carrier in question that it must effectively refrain from any behavior that:

1. Prevents passengers with a confirmed flight reservation (and who have checked in) from boarding because they do not have a digital boarding pass;

2.Impose mandatory fees for obtaining and using physical (paper) boarding passes.
 
ANAC will continue to monitor the situation, fulfilling its mission to ensure safety and compliance with the rights of air transport passengers.