INAC Homepage  

Centro de Medicina Aeronáutica do INAC, I.P. recebe Troféu IFFR Safety Award 2011

19-12-2011
Instituto Nacional de Aviação Civil, I.P. (INAC, I.P.) – Centro de Medicina Aeronáutica recebe Troféu IFFR Safety Award 2011, atribuído, por unanimidade, pelo júri constituído pelo International Fellowship of Flying Rotarians (IFFR) e o Aero Club de Portugal.

A 19 de dezembro, teve lugar a entrega efetiva do Diploma e do Troféu IFFR Safety Award 2011, pelo Presidente da Direção do Aero Club de Portugal, o qual distingue o Centro de Medicina Aeronáutica do Instituto Nacional da Aviação Civil, I.P., enquanto componente determinante da Segurança de Voo através da ação preventiva exercida no âmbito da emissão de Certificados Médicos de Aptidão das Classes 1, 2, e 3.

Neste ato simbólico estiveram presentes o Conselho Diretivo do INAC, I.P., o Presidente e Secretário Geral do Aero Club de Portugal e os dirigentes do Centro de Medicina Aeronáutica do Instituto.

A atribuição deste galardão teve lugar no passado dia 10 de dezembro, no âmbito das Comemorações do 102º Aniversário do Aero Club de Portugal, instituição pioneira que se dedica à prática das diversas modalidades aeronáuticas.

O Grupo Internacional de Pilotos Rotários (IFFR) é formado por Rotários pilotos e outros membros com interesse na aviação geral, bem como seus familiares. Funciona numa base verdadeiramente internacional, com cerca de 1500 membros em mais de 45 países.

Os membros do IFFR têm utilizado aviões próprios, ou alugados, para apoiarem causas de solidariedade internacionais (tais como projetos de melhoria da qualidade de água na Nova Guiné, ou desenvolvimento social no México). Os seus membros têm empenhado e continuam a disponibilizar o seu tempo, os seus fundos e aviões para ajudarem áreas carenciadas e afastadas da civilização com auxílio médico, odontológico, óptico e cirúrgico de natureza vária.

O Troféu IFFR de Segurança de Voo ou IFFR Safety Award, foi instituído e é atribuído desde o ano de 2003 a entidades ou personalidades que se distinguiram na área da atividade aeronáutica. Da autoria do escultor Professor Soares Branco, o Troféu fica à guarda da entidade galardoada pelo período de um ano. Até hoje foram laureadas as seguintes entidades e personalidades:

2003 -Presidente da Direção do Aero Club de Portugal, Dr. Manuel Silva Salta
2004 -APPLA -Associação de Pilotos Portugueses de Linha Aérea
2005 -1º Sarg. OPCART - FAP, José Carlos Amaro Barata Ramos
2006 -Gabinete de Segurança de Voo da TAP Portugal
2007 -Esquadras SA 330 (PUMA) 751 e 752
2009 -Ten. Cor. PILAV João Filipe Bernardo Pereira
2010 -EMA -Empresa de Meios Aéreos, S.A.

O Instituto Nacional de Aviação Civil, I.P. em geral, e o Centro de Medicina Aeronáutica em especial, sentem-se honrados com a atribuição deste Troféu. O Esforço, Dedicação e Profissionalismo de parte da Equipa é o Sucesso na prossecução dos objetivos do Instituto.