INAC Homepage  

INAC, I.P. e Autoridade Aeronáutica do Japão estreitam relações

01-04-2010

Nos dias 30 e 31 de Março de 2010, realizou-se em Lisboa, um encontro entre as autoridades aeronáuticas de Portugal e do Japão.

Durante o encontro foram discutidas questões técnicas tendo em vista o desenvolvimento futuro das relações aeronáuticas entre os dois países.

Não estando a delegação japonesa preparada para discutir, no decurso do presente encontro, o texto de um Acordo sobre Serviços Aéreos, as duas delegações convergiram quanto à necessidade de realizar uma nova reunião técnica, quando existir um plano de exploração concreto de uma transportadora de um dos países para operar serviços aéreos regulares entre os dois países.

Foram, ainda, discutidos os princípios subjacentes à exploração de serviços aéreos em “code sharing” (operações em partilha de código), tendo as delegações concluído que será permitido às transportadoras japonesas e portuguesas, enquanto “marketing carrier” (a transportadora coloca o seu código e comercializa lugares/capacidade no voo da operadora), comercializar serviços aéreos em voos de outras operadoras, incluindo de operadoras de países terceiros.

Destaca-se que, enquanto “marketing carrier”, as transportadoras dos dois países poderão servir qualquer ponto no território do outro país sem limitação do número de frequências e transportar passageiros e carga em “on-line stopover” (passageiros e carga que, após uma interrupção, prosseguem viagem com a mesma “marketing carrier”).

Actualmente, oferecem serviços aéreos regulares como “marketing carrier” as transportadoras japonesas JAL e ANA através de acordos de “code sharing” – a JAL com a British Airways e a ANA com a TAP Portugal.

INAC, I.P. e Autoridade Aeronáutica do Japão estreitam relações