INAC Homepage  

Comunicado de Imprensa n.º 11/09 – Participação do INAC, I.P. na 2ª edição da Conferência sobre Negociação de Serviços Aéreos – ICAN 2009

14-10-2009

O Instituto Nacional de Aviação Civil (INAC, I.P.) participou na 2ª edição da Conferência sobre Negociação de Serviços Aéreos – ICAN 2009, que teve lugar em Istambul, Turquia, entre os dias 28 de Setembro e 2 de Outubro.

No âmbito desta Conferência, Portugal realizou consultas bilaterais com a Índia, Jordânia e Turquia, país anfitrião, tendo sido acordado com estes países a possibilidade das respectivas transportadoras aéreas realizarem serviços aéreos regulares em regime de partilha de código (“code-share”), mesmo com transportadoras de países terceiros.

Os entendimentos alcançados foram os seguintes:

  • Com a Índia foi revisto o quadro de rotas, anexo ao Acordo, podendo a transportadora portuguesa a partir de agora de servir Goa, para além de Bombaim, e a transportadora designada pela Índia terá acesso ao Porto, para além de Lisboa. Em operações de partilha de código a transportadora de cada país poderá ainda utilizar 4 pontos adicionais no território do outro país;
  • Com a Turquia foi incluído Ankara como ponto a servir pela transportadora portuguesa, que se veio juntar a Istambul, sendo dado à transportadora turca a possibilidade de servir o Porto, além de Lisboa.

DeCOM
Instituto Nacional de Aviação Civil, I.P.
Tel. 21 842 35 58