INAC Homepage  

Comunicado de Imprensa 09/2019 - Encerramento do Aeródromo Municipal de Vila Real

16-07-2019

A ANAC - Autoridade Nacional da Aviação Civil informa que numa inspeção recentemente realizada ao Aeródromo de Vila Real identificou indícios da eventual existência de um problema estrutural no solo de fundação do pavimento da pista.
 
Foram imediatamente desencadeados procedimentos de avaliação da situação e foram solicitados ao Operador do Aeródromo um conjunto de elementos e estudos, de forma a aferir a gravidade e extensão do problema. Nessa sequência, recebeu esta Autoridade um relatório de ensaios geotécnicos e geofísicos anteriormente realizados, cujas conclusões reforçaram as suspeitas existentes. O mesmo relatório apresentava já uma proposta de intervenção que implicava a realização de obras na pista

Face a esta situação, aos resultados da análise promovida ao referido relatório e restantes elementos disponíveis e na sequência do que lhe foi transmitido pela ANAC, o Operador do Aeródromo preventivamente e por razões de segurança optou pelo encerramento do mesmo. O Diretor do Aeródromo, no cumprimento das suas obrigações legais, solicitou a emissão do aviso à navegação (NOTAM) referente ao encerramento do aeródromo, a partir do pôr do sol do dia de hoje, de modo a permitir que as aeronaves aí parqueadas pudessem sair sem passageiros em condições a acordar com o operador do aeródromo.

Continuam a estar autorizadas as operações de aeronaves de asa rotativa, nomeadamente helicópteros.