A ANAC informa os passageiros com reservas com a Play Airlines que a transportadora cessou operações a 29 de setembro de 2025, cancelando assim os voos previstos a partir desta data.
Para mais informações, recomenda-se a consulta da página de internet da transportadora aérea e da Autoridade competente na Islândia (Icelandic Transport Authority):
https://www.flyplay.com/en/news/important-information
https://island.is/en/o/transport-authority/news/play-ceases-operations
https://island.is/en/bankruptcy-or-strike-air-passenger-rights
De acordo com a informação disponibilizada pela Icelandic Transport Authority (tradução livre):
Os passageiros que compraram bilhetes com cartão de crédito devem contactar as suas empresas de cartão de crédito para saber se há possibilidade de reembolso. Para novos planos de viagem, devem contactar outras companhias aéreas.
Os passageiros que compraram o seu voo a um operador turístico europeu que vendeu o bilhete de avião como parte de um pacote turístico (ou seja, uma viagem combinada em que o voo é vendido juntamente com alojamento ou outros serviços) têm direito a repatriação com base nas regras europeias sobre pacotes turísticos. Os passageiros devem contactar o operador turístico ao qual compraram o seu voo.
Os passageiros aéreos têm direito a reclamar à Play (Fly Play hf.) com base no Regulamento dos Direitos dos Passageiros Aéreos. Em caso de falência, tais reclamações devem ser declaradas na massa falida da companhia aérea.
Recorda-se que o Regulamento n.º 261/2004, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 11 de fevereiro de 2004, estabelece regras comuns para a indemnização e a assistência aos passageiros dos transportes aéreos em caso de recusa de embarque e de cancelamento ou atraso considerável dos voos.
A ANAC procederá à atualização da presente comunicação em função dos desenvolvimentos verificados e da informação disponibilizada pela transportadora aérea e pela Autoridade competente na Islândia.
Atualização:
A Icelandic Transport Authority disponibiliza aos passageiros um conjunto de respostas a questões relacionadas com a transportadora aérea Play Airlines.
A informação pode ser consultada na página:
https://island.is/en/bankruptcy-or-strike-air-passenger-rights
Concretamente no que respeita aos contactos do administrador, e de acordo com a informação disponibilizada pela Icelandic Transport Authority (tradução livre, que não dispensa a consulta da versão original):
Os passageiros da companhia aérea têm direito a reclamar contra a Play (Fly Play hf.) com base no Regulamento sobre os Direitos dos Passageiros Aéreos. Em caso de falência, tais reclamações devem ser declaradas na massa falida da companhia aérea.
As reclamações contra a massa falida da Fly Play hf. devem ser enviadas para:
Arnar Þór Stefánsson, liquidator at LEX ehf., Borgartún 26, 105 Reykjavík
Ou para o endereço de email: krofulysing@lex.is.
As reclamações ao administrador devem ser apresentadas no prazo de quatro meses a partir da convocatória do liquidatário, publicada em 2 de outubro de 2025.