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Presidente do INAC, I.P. felicita TAP Portugal pelo 70.º aniversário

11-03-2015

Luís Trindade Santos, Presidente do INAC, I.P., felicitou hoje a TAP Portugal pelo seu 70.º aniversário, numa cerimónia informal, a qual teve lugar dentro do Instituto.
 
Estiveram presentes nesta cerimónia, para além do Conselho Diretivo do INAC, I.P. e de dirigentes do Instituto, o Eng. Fernando Pinto, Presidente do Conselho de Administração da TAP Portugal, o Administrador da TAP Portugal, Engº Manoel Torres, uma representação da área de manutenção e pintura da TAP Portugal, bem como, o Comandante Carlos Tomaz, Presidente do Vintage Aero Club, o qual  está diretamente envolvido no restauro do Douglas C-47, vulgarmente referenciado como DC3, o qual se encontra no Museu do Ar em Sintra, aeronave que esteve ao serviço da Direção-Geral de Aeronáutica Civil (DGAC), em meados do Século XX, tendo acabado os seus dias ao serviço da TAP Portugal.

Não embora a sua recuperação e restauro tenha sido uma iniciativa da TAP Portugal, o INAC, I.P. veio juntar-se a esta para uma pintura final, com a dupla caraterização enquanto operou em Portugal: Direcção Geral de Aeronáutica Civil e TAP Portugal.
 
No seu discurso, o Presidente do INAC, I.P., fez um enquadramento do caminho e da história comum às duas entidades, referindo que tudo começou com o a criação da Repartição de Aviação Civil  em Novembro de 1927, seguindo-se mais tarde, o Secretariado da Aeronáutica Civil (SAC), que pela mão de Humberto Delgado, então Diretor daquele organismo, "propôs, com vista a assegurar a ligação aérea com Angola e Moçambique, a cedência de aviões e pilotos militares, destinados a tempo inteiro à aeronáutica civil (…) se apresentassem no SAC para serviço nos Transportes Aéreos Portugueses, ficando assim baptizada, naquela data, a transportadora aérea nacional” no ano de 1944. Fundidos vários organismos foi criada, em 1946, a “Direção-Geral de Aeronáutica Civil, mais tarde Direção-Geral da Aviação Civil, designação que se manteve até à data da sua transformação, em 1998, no Instituto Nacional de Aviação Civil, hoje INAC, I.P.”
 
Luís Trindade Santos, relembrou o DC3 de matrícula CS-DGA, como um avião que muito representa, muito do que foi, o percurso da aviação civil em Portugal, da TAP Portugal e da Autoridade Nacional da Aviação Civil.

O DC-3 de matrícula CS-DGA, construído em 1943, na fábrica de Long Beach, encontra-se atualmente exposto no Museu do Ar em Sintra. Esteve ao serviço da USAAF [Forças Aéreas do Exército dos Estados Unidos], participou nas operações militares da 2ª Guerra Mundial entre 1944 e 1945, foi vendido como excedente de guerra em 1946, primeiro para a Irlanda e finalmente para Israel, vindo a ser finalment adquirido para voar para a DGAC, em 1963. A sua vida operacional terminou a 29 Junho de 1979 e em 1987 foi oficialmente doado à TAP, embora nunca tenha voado nas linhas da Companhia.
 
No seu discurso de agradecimento, Fernando Pinto relembrou estes fatos históricos e referiu a estreita e profícua colaboração com o INAC, I.P. em prol da Aviação Civil, realçando tão honrosa e calorosa homenagem pelos 70 anos da TAP Portugal.