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Orientações para funcionários da aviação

É importante que os funcionários relatem incidentes ou preocupações de segurança por uma série de razões; principalmente para que os empregadores possam:

  • Perceber o que aconteceu erroneamente e aprender com esse incidente; e,

  • Adotar medidas para evitar que tal situação não aconteça novamente.

Os empregadores querem evitar que isso aconteça novamente, potencialmente com consequências mais graves.

Consulte os quatro tipos de relatório de segurança que podem ser efetuados por funcionários da indústria de aviação.

Alguns funcionários têm a obrigação legal, de acordo com a legislação de Ocorrências, de relatar determinadas ocorrências, apenas as opções 1 e 2 na tabela seguinte correspondem a essas obrigações.

Outra consideração importante é saber se confia na sua empresa e se ela tem uma “cultura justa”.

Todos, desde a equipa da linha de frente, chefias intermédias até à administração de topo, necessitam entender sua “cultura justa” e processos internos de relato. As organizações devem ter processos de relato claros, comunicação transversal a toda a organização e fornecer formação eficaz a todos os funcionários. Se a equipa sentir que relatar algo pode resultar na sua punição, é improvável que se manifeste. De igual modo, se não existir feedback, da organização ao relato, facilmente se conclui que a organização não está interessada no seu relatório, assim por que se preocupar em relatar?

Se a confiança for perdida ou os relatórios não forem analisados e difundidos os resultados, a equipa pode recorrer aos relatórios através das linhas 2 ou 3 da tabela, evitando assim o contacto direto com o seu empregador e recorrendo a agências externas para obter ajuda. No entanto, como pode ser visto na tabela, mesmo essas alternativas contam com alguma forma de investigação por parte do empregador para estabelecer uma causa. É por esse motivo que é muito melhor o pessoal relatar através do sistema de relatório interno, permitindo ao empregador a oportunidade de investigar, portanto, a linha 1 é a escolha certa, enquanto as outras são alternativas porque existe um problema na organização, normalmente pode ser falta de confiança na cultura da organização.

 

Opções de relato e quando as usar

1 - Relatório interno de segurança

Este é o processo de relatório mais usual e eficaz é o relatório interno da sua empresa.

Este processo garante que as informações sejam recebidas prontamente e que qualquer investigação e feedback possam ser realizados sem demora. Se for obrigado a enviar relatórios de ocorrência de acordo com a legislação de Relatórios de Ocorrências devido à sua profissão (por exemplo, piloto, engenheiro de manutenção de aeronaves, controlador de tráfego aéreo, etc.), o envio de um relatório interno cumpre sua obrigação de fazê-lo.


2 - Relatório de ocorrência direto à ANAC

Se estiver preocupado com a possibilidade de a sua denúncia não ser tratada de forma adequada pela sua organização ou não ser encaminhada para a ANAC quando considera que deveria ser, é possível enviar Relatórios de Ocorrência diretamente para a ANAC.

Os relatórios recebidos por esta via são processados da mesma forma que os relatórios enviados pelas organizações, mas a ANAC pode estar interessada em saber por que o relator achou que era necessário fornecer o relatório diretamente. Isso poderá levar a tentar identificar o problema com a cultura da organização que exigiu esse comportamento.

Claro, existem alguns casos em que não há outra opção a não ser enviar um Relatório de Ocorrência diretamente a ANAC. Por exemplo, um piloto da aviação geral pode estar envolvido numa ocorrência relatável, mas não há nenhuma organização envolvida porque ele é um piloto privado.


3 - Denúncia direta à ANAC

Se a cultura da organização levar a que a equipa tenha medo de enviar relatórios internos por medo de retaliação, será então adequado relatar essas questões à ANAC pela via do processo de denúncia.

Da igual modo, se a equipa não tiver confiança de que os relatórios internos serão tratados de forma adequada e desejar destacar essas falhas, ou qualquer outro erro deliberado, à ANAC, então encorajamos a contactar-nos sigilosamente.

As organizações devem garantir que a sua equipa não seja punida como resultado de relatar riscos ou ocorrências de segurança e que a equipe acredite que isso é verdade. Para que tal aconteça, as organizações necessitam superar os comportamentos que evitam que as ocorrências sejam relatadas. A administração de topo necessita criar ferramentas simples e acessíveis para garantir que os funcionários são incentivados a relatar.

Ainda mais importante, as organizações precisam de garantir que as informações sejam analisadas e usadas de forma eficaz para identificar perigos potenciais. Quando necessário, devem ser tomadas ações corretivas e preventivas apropriadas para prevenir acidentes no futuro. Se tal não for alcançado, os benefícios dos relatórios serão limitados. A equipa poderá até perder a confiança no sistema e parar de relatar incidentes por completo ou ir diretamente à ANAC com as suas preocupações.

 

Considerações para a sua organização

Apesar de até poder ter um sistema de relatório interno na sua organização, os relatórios de segurança do pessoal são tratados de forma adequada? Verifique o seguinte:

  • Todos os funcionários podem enviar relatórios facilmente, não apenas aqueles com acesso ao sistema no computador?

  • Os funcionários recebem feedback relativamente aos seus relatórios, mesmo se nenhuma ação for considerada necessária?

  • Os relatórios são colocados num banco de dados para permitir a sua análise?

  • A sua organização tem uma cultura justa? Pode demonstrar isso para à ANAC?

  • A equipa foi devidamente formada sobre por que motivo enviar relatórios é bom para a organização e como fazê-lo?

  • A sua organização tem um processo para estabelecer escalas de culpabilidade, por exemplo, se for descoberto que alguém agiu com negligência grave?