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Guia de ocorrências

A importância dada pelo Regulamento (UE) 2015/1018 materializa-se numa lista simples e clara de classificação das ocorrências na aviação civil a serem obrigatoriamente comunicadas.

Esta página ajuda a responder a perguntas e a fornecer orientações sobre o que deve, e não deve, ser relatado à Autoridade. Inclui-se ainda alguns atributos chave adicionais de devem ser incluídos nesses relatórios e que ajudarão em análises posteriores. Esses atributos podem fazer parte do relatório inicial ou relatórios de acompanhamento ou encerramento subsequentes.

Para mais esclarecimentos, envie um e-mail para: reportedeocorrencias@anac.pt

  

Referência EU376/2014 ou IR2015/1018

 Pergunta

Interpretação, orientação e atributos-chave

Colisão de animais selvagens, incluindo colisão de aves

Isso significa todas colisões com aves?

Sim, isso inclui todos os animais selvagens e aves, com ou sem danos. As suspeitas de colisões com pássaros ou encontros com bandos também devem ser relatadas.
Adicionalmente, se possível, deverá ser identificada a espécie de animal e a localização do dano na aeronave.


Qualquer descolagem abortada

Anteriormente, relatava-se apenas descolagens abortadas a alta velocidade. Agora são todas?

Sim, são exigidas todas as ocorrências RTO.
Adicionalmente deverá ser identificada a velocidade.

Ativação de qualquer proteção de voo, incluindo advertência de perda de sustentação (Stall), agitador de alavanca, empurrador de alavanca e proteções automáticas.

O novo texto é um pouco mais direto do que na versão anterior.
Desejam todos os eventos de stick shaker?

Sim, é exigido o relato de todos os eventos de "Stick Shaker", bem como os indicados na primeira coluna.
Adicionalmente, registar altitude, velocidade, fase de vôo e condições ambientais.

Perda prolongada de comunicação com o controlo de tráfego ATS ou ATM

O que se entende por "prolongada"?

A perda prolongada de comunicação é comum nos ANSPs e não foi definida oficialmente porque depende da situação. Por exemplo, com a localização do evento, se uma aeronave se dirige para Lisboa, a duração do tempo "prolongado" seria inferior do que para uma aeronave no espaço aéreo marítimo. Para a tripulação de voo, sugere-se que deva ser interpretado como "a falta ou perda de comunicações por um período de tempo que se tornou potencialmente inseguro".
Adicionalmente, registar o local e hora desde a sua última comunicação.


Danos / fragmentos de objetos estranhos (FOD)

Diz respeito a ocorrências de danos/detritos estranhos?

Cobre os detritos de objetos estranhos (FOD) que causem danos, bem como a presença/deteção de FOD que representem uma ameaça imediata à operação segura de uma aeronave. Não se destina a relatar a deteção de FOD durante as operações de rotina, a menos que o item detetado seja uma parte da aeronave.
Adicionalmente, deve registar-se a localização do aeródromo e do dano na aeronave.

Más condições inesperadas na superfície da pista

Isso significa que todas as ocorrências devem ser relatadas?

Sim, todas as ocorrências relacionadas com a superfície da pista, o que inclui a própria superfície e as condições ambientais que afetam a superfície, ou seja, aquaplanagem, neve/neve derretida, etc.
Adicionalmente registar a pista em causa, condições que afetam a superfície, tipo de superfície e o efeito na aeronave.

Derrame de combustível

Isso significa que todas as ocorrências relacionadas com o derrame de combustível devem ser relatadas?

Sim, todas as ocorrências de derrame de combustível devem ser relatadas. Pode ser necessário avaliar o seu impacto ambiental.
Adicionalmente registar a quantidade de combustível e a localização.

Danos causados à aeronave por equipamentos de solo ou veículos, incluindo danos não relatados anteriormente

Pretendem-se todos os relatórios de aeronaves danificadas no solo?

Sim, todos as ocorrências em que a aeronave foi danificada, quer tenha sido relatada à tripulação pela assistência em terra ou detetada posteriormente. A assistência em terra deve relatar a ocorrência à tripulação e à sua organização.
Adicionalmente registar a localização do dano na aeronave, o
equipamento ou veículo que causou o dano.

Ocorrências relacionadas com confusão de instruções

O que é confusão de instruções?

Deve-se relatar esta ocorrência se a tripulação agir de acordo com uma instrução recebida incorreta. Esta situação pode estender-se aos sinais de chamada terrestre se resultar em qualquer tipo de incursão ou interferência com uma aeronave.
Adicionalmente registar a instrução recebida, a instrução seguida e, para movimentos de solo e indicações do pessoal do solo, a localização no aeródromo.

Interferência de push-back, power-back ou táxi por veículo, equipamento ou pessoa.

Também se refere à obstrução por equipamento de terra durante o push-back?

Sim, a impossibilidade de entrar ou sair devido à presença de veículo, pessoa ou equipamento obstruindo o local é considerada interferência.
Adicionalmente registar o veículo, equipamento ou pessoa obstrutora, número do local e localização na pista de táxi e a sua designação.

Aterragem curta e/ou longa

Também inclui aterragens profundas?

Sim, a aterragem profunda é o mesmo que uma aterragem longa.
Adicionalmente registar o tipo de aproximação, comprimento restante da pista e pista em uso.

Libertação não intencional de carga ou de outro equipamento transportado externamente


A que se refere?

Refere-se à libertação de cargas como, por exemplo, helicópteros com cargas suspensas, aeronaves agrícolas liberando a sua "carga" de pesticidas. Equipamentos transportados externamente, como guinchos, mangas, holofotes, câmaras, etc.
Adicionalmente registar a altura quando caiu, se a carga era perigosa e a natureza do impacto em terceiros.

Perda de um sistema

Todos os sistemas?

Qualquer sistema cuja perda reduza o desempenho ou as características de segurança da aeronave e coloque em risco ou que, se não for corrigido ou tratado, possa colocar em perigo uma aeronave os seus ocupantes ou qualquer outra pessoa. Adicionalmente registar como a perda alterou o manuseamento da aeronave, se foi necessário alterar procedimentos normais e se foi solicitado o RFFS.

Perda de redundância de um sistema

Todos os sistemas?

Qualquer sistema de redundância cuja perda prejudique o desempenho ou as características de segurança da aeronave e coloque em risco ou que, se não corrigido ou tratado, pode colocar em perigo uma aeronave, seus ocupantes ou qualquer outra pessoa.
Adicionalmente registar como a perda alterou o manuseamento da aeronave, se foi necessário alterar os procedimentos normais e foi solicitado o RFFS.

Ativação do sistema genuíno de colisão com o solo, como "alerta" GPWS (Ground Proximity Warning System) / TAWS (Terrain Awareness and Warning System).

O que significa?

Significa que o GPWS/TAWS emitiu um alerta que era apropriado e necessário. Um aviso sobre um objeto que não se encontra na base de dados do sistema sendo um alerta genuíno.
Adicionalmente registar o tipo de aviso, altura, latitude e longitude do aviso.

Controlo incorreto ou aplicação de limitações de manutenção de aeronaves ou manutenção programada.

O que significa?

Deve ser registado qualquer trabalho de manutenção não realizado de acordo com os limites definidos no programa de manutenção aprovado e para o qual uma variação não tenha sido validada.
Adicionalmente registar se a manutenção era de linha, ou de base, o nome da atividade e a duração do atraso.

Remoção de equipamento de embarque, podendo colocar os ocupantes da aeronave em perigo.

O que significa?

Serve para quando houver qualquer tripulação, passageiros, engenheiros ou pessoal de assistência em terra ainda a bordo da aeronave e o seu acesso for removido sem proteção adequada no local.
Adicionalmente registar a porta de onde o equipamento foi removido, que equipamento foi removido, quem estava a bordo e com quem havia feridos.

Qualquer ocorrência em que o desempenho humano tenha contribuído diretamente ou pudesse ter contribuído para um acidente ou incidente sério

O que significa desempenho humano?

As ocorrências de desempenho humano podem incluir as ações de indivíduos ou equipas que afetem a operação segura da aeronave ou onde sua capacidade de realizar tarefas com segurança possa ser prejudicada. Isto aplica-se a todos aqueles que são obrigados a reportar de acordo com os regulamentos, não apenas os pilotos. Como exemplo podemos ter eventos relacionados com: Experiência ou treino, consciência situacional, perceção, desempenho de tarefas e eventos fisiológicos.
Adicionalmente registar a função do indivíduo ou equipa.

Dificuldade em controlar passageiros embriagados, violentos ou indisciplinados.

Refere-se a todos passageiros perturbadores?

Não, refere-se apenas aos passageiros que estão a bordo da aeronave. Os eventos considerados como reportáveis são: abuso físico de qualquer membro da tripulação; incómodo significativo e contínuo de passageiros, incluindo aqueles que exigem um desvio de rota; a solicitação de uma abordagem rápida ou chamada de emergência; uso de kit de contenção; roubo; adulteração ou dano deliberado do equipamento de segurança; dano deliberado a qualquer equipamento que o torne inseguro e/ou inutilizável; ou qualquer interrupção que impeça a tripulação de realizar tarefas relacionadas com a segurança. Os eventos considerados como não reportáveis incluem desentendimentos; contato físico entre passageiros; o uso de cigarros tradicionais ou e-cigarros; álcool não comprado a bordo sendo consumido ou posteriormente descoberto como tendo feito isso; passageiros que abandonam os seus assentos sem autorização após a aterragem; danificar deliberadamente ou de outra forma os assentos ou outro equipamento não relacionado com a segurança ou limpeza pós-desembarque.
Adicionalmente registar a extensão dos ferimentos, ação tomada pela tripulação ou pelas autoridades na aterragem.


Derrame significativo durante as operações de abastecimento.

Tudo é considerado derrame?

Não, pequenos derrames não são reportáveis, derrames significativos são definidos como aqueles que não podem ser contidos/controlados pelo kit de derramamento dos prestadores de serviços de solo.
Adicionalmente registar se RFFS estava presente.

Efeitos do jato, do rotor ou da hélice.

Devem-se reportar todos efeitos provocados?

Não, apenas aqueles incidentes que resultam em ferimentos, danos ou a criação de FOD.

Efeitos da fadiga da tripulação na capacidade de realizar, com segurança, as suas funções de voo.

Devem-se reportar todos efeitos provocados?

Não, os eventos de fadiga podem ser considerados operacionais e não operacionais. Os eventos de fadiga operacional verificam-se quando a fadiga se manifesta durante a operação da sua função, dependentemente de ter afetado o seu desempenho ou não. Estes são reportáveis. Eventos de fadiga não operacional são aqueles que são identificados antes dos períodos de serviço para que o potencial de impacto operacional possa ser mitigado. Estes não são reportáveis à autoridade.
Adicionalmente deverá ser registada a função da tripulação envolvida e a causa da fadiga, para análises posteriores.