INAC Homepage  

Análise da informação reportada pelos Service Providers Nacionais no âmbito do SSp 2018 (1º Semestre)

27-12-2018


No âmbito da implementação do SSp2018, vinte e três service providers (*)  nacionais transmitiram a informação em resposta ao Apêndice 4 do Plano Nacional.

Da análise efetuada à informação transmitida verifica-se a necessidade de clarificar junto dos service providers, qual a informação pretendida, uma vez que a apresentada não é suficiente, ou não foi devidamente identificada, para os objetivos pretendidos.

Verificou-se também alguma inconsistência entre os dados apresentados e o reporte de ocorrências comunicadas à ANAC, através do Sistema de Comunicações Obrigatórias e registadas no ECCAIRS.

Não obstante, algumas organizações terem o SMS adequadamente implementado, verificou-se que existem ainda organizações que carecem de melhorias. Os principais pontos que merecem ser identificados com vista à melhoria da performance dos service providers nacionais, são os que se apresentam:
- Número reduzido de ocorrências reportadas (mandatórias e voluntárias).
- Incoerência entre o número de ocorrências reportadas à ANAC e a informação transmitida no âmbito do Apêndice 4 do SSp.
- Número reduzido ou inexistente de reporte voluntário de ocorrências.
- SMS ainda não desenvolvido e/ou não implementado em algumas Organizações.
- Formação insuficiente e/ou inadequada em SMS, em algumas Organizações.
- Falta de procedimentos escritos para algumas tarefas, designadamente para o reporte de ocorrências, em algumas Organizações.
- Falta de fundamentação nas respostas apresentadas.


RECOMENDAÇÕES
(Consultar a 4ª edição do Safety Management Manual (Doc 9859) aqui) (Consultar o documento sobre SMS for Small Organizations aqui)

- Reforçar as políticas de “cultura justa” e de segurança operacional.
- Reforçar a Comunicação e Promoção da segurança operacional nas Organizações.
- Reforçar os Programas de Formação.
- Reforçar e implementar os procedimentos escritos.
- Registar, internamente nas Organizações, as ocorrências reportadas à ANAC.
- Relacionar, internamente nas Organizações, as ocorrências comunicadas à ANAC com os eventos percursores dos SPI’s nacionais (Apêndice 2 do SSp).
- Desenvolver e implementar o SMS nas Organizações.

MENSAGEM AOS SERVICE PROVIDERS NACIONAIS

A fim de melhorar a informação transmitida no âmbito do SSp, o Plano Nacional de Segurança Operacional para o Triénio 2019-2021, incluirá no Apêndice 4, informação adicional que facilitará o seu preenchimento.

As entidades nacionais responsáveis pelo SSP (ANAC, AAN, ANACOM, GAMA e GPIAAF) irão organizar no próximo mês de janeiro de 2019, uma reunião de esclarecimento com os service providers nacionais (local e data a divulgar oportunamente).

(*) 18 operadores aéreos, 13 aeródromos, 1 prestador de serviços de navegação aérea,  0 organizações de manutenção, 6 CAMOs e 2 organizações de formação.