Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) inaugura a reabertura do Hangar da Granja de Alpriate, com a conclusão da primeira fase de recuperação daquele edifício, historicamente ligado à aviação civil.
Luís Trindade Santos, Presidente da Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC), inaugurou hoje (21 de julho), pelas 18h00, a reabertura do Hangar da Granja de Alpriate, cerimónia que contou com a presença de dirigentes e trabalhadores da ANAC, do Presidente do Vintage Aero Club (VAC), Comandante Carlos Tomaz, bem como de vários associados do mesmo clube.
O Hangar da Granja de Alpriate, propriedade da Autoridade desde os primórdios da Direção Geral de Aviação Civil, é um património indissociável da história da aviação civil em Portugal: Antigo Campo de Voo Livre, local onde eram efetuados treinos de voo e guardadas algumas das aeronaves da DGAC.
Não obstante ter sido, por diversas vezes, vandalizado e assaltado, muitas são as peças históricas dignas de inventariação, registo e divulgação, com interesse para o sector da aviação civil e do público em geral.
No intuito de proceder à inventariação e restauro do património ainda existente, do qual fazem parte algumas estruturas de aeronaves monomotores, propriedade da ANAC, foi celebrado a 20 de novembro 2014 um Protocolo entre o então o INAC, I.P. e o Vintage Aero Club, com o propósito de se proceder à inventariação, conservação, restauro e fruição desse património histórico.
Este Protocolo com o Clube Vintage constitui, indubitavelmente, mais um contributo para a Memória, Presente e Futura, da Aviação Civil Portuguesa, sendo este também um meio de garantir a identidade histórica da entidade reguladora da aviação civil, contribuindo, deste modo, igualmente, para a sua solidez e credibilidade institucional, atual e futura.