INAC Homepage  

Implementação de procedimentos de aproximação por instrumentos de não-precisão baseados em RNAV (GNSS) em Portugal

23-11-2009

Após um processo de análise e desenvolvimento pela NAV Portugal E.P.E., em coordenação com o INAC, I.P., este aprovou os novos procedimentos de aproximação por instrumentos RNAV (GNSS) nos aeródromos de Vila Real e do Corvo, com o objectivo de aumentar a segurança e a eficácia na condução de voos. Estes procedimentos entraram em vigor no dia 19 de Novembro de 2009,

A introdução dos procedimentos RNAV (GNSS) em Portugal constituiu um novo passo para a modernização do conceito de aproximações por instrumentos de não precisão e possibilita a operação das aeronaves de acordo com as regras de voo por instrumentos praticamente sem recurso a ajudas de navegação convencionais, o que permite aumentar a capacidade de operação sem investimentos em infra-estruturas de navegação aérea.

Conseguem-se, assim, idênticos resultados ao nível da precisão, eficiência e segurança da operação das aeronaves, à semelhança do que já é efectuado, há alguns anos, nos Estados Unidos da América e mesmo na Europa, nomeadamente, na Alemanha e na Finlândia.

O INAC, I.P. está envolvido, ainda, no processo de certificação do EGNOS (European Geostationary Navigation Overlay Service), que se prevê estar concluído em 2010 e que trará perspectivas mais ambiciosas em termos de procedimentos de não-precisão e de precisão.