INAC Homepage  

Portugal e Egipto reuniram-se para negociar um novo Acordo Aéreo

30-05-2008

Portugal e Egipto, representados pelas respectivas Autoridades Aeronáuticas, reuniram-se em Lisboa, na sede do Instituto Nacional de Aviação Civil, I.P. (INAC, I.P), em 29 e 30 de Maio de 2008 para negociar um novo Acordo para substituir o Acordo sobre Transporte Aéreo, assinado no Cairo, em 23 de Outubro de 1984.

O objectivo das Autoridades portuguesas consistia na actualização do Acordo, sobretudo em matérias de segurança aérea “safety” e segurança da aviação “security”, flexibilização dos princípios ligados à operação e comercialização dos serviços e conformação do mesmo com o Direito Comunitário.

As Autoridades Aeronáuticas dos dois países procederam a uma vasta discussão das cláusulas de um novo Acordo e decidiram realizar, a breve prazo, novas consultas para a sua conclusão.

A partir de agora Portugal e o Egipto pode, cada um, designar uma segunda transportadora aérea. O Egipto designou, desde já, a transportadora de carga EgyptAir Cargo que se junta à EgyptAir, actualmente a operar serviços aéreos regulares na rota Cairo-Lisboa em parceria (code-sharing) com a TAP Portugal.