INAC Homepage  

ANAC é anfitriã da 8ª Reunião do Conselho do Bloco Funcional de Espaço Aéreo do Sudeste (SW FAB - South West FAB Portugal/Espanha), Lisboa, 2 de junho 2016

02-06-2016

Realizou-se em Lisboa, no dia 2 de junho de 2016, a 8ª reunião do Conselho do Bloco Funcional de Espaço Aéreo do Sudoeste, também designado por SW FAB (South West FAB Portugal/Spain) com a participação da ANAC, da DGAC Espanhola, da Força Aérea Portuguesa e do Ejército del Aire de Espanha.

Estiveram ainda presentes, a convite, representantes da NAV Portugal e da ENAIRE, entidades responsáveis pela navegação aérea portuguesa e espanhola, respetivamente, enquanto membros do SW FAB Operational Board (OB).

Os principais objetivos desta reunião foram a avaliação e acompanhamento das atividades realizadas pelo SW FAB, bem como definir as próximas ações a concretizar no seguimento dos compromissos assumidos no âmbito da iniciativa do Céu Único Europeu – Single European Sky (SES).

Os representantes do Conselho foram postos ao corrente dos desenvolvimentos ocorridos de acordo as orientações do Plano Operacional Comum para o FAB. Foi transmitida uma visão geral das atividades previstas e a implementar, destacou-se a importância da colaboração do inter-FAB, bem como os esforços para reforçar os contactos com os parceiros do FABEC (Bélgica, França, Alemanha, Luxemburgo, Holanda e Suíça), a fim de melhorar o desenvolvimento e a implementação de projetos de espaço aéreo transfronteiriços entre o SW FAB e o FABEC.

Foi também confirmado pelo SAC (Comité das Autoridades Supervisoras) o sucesso da Comissão do FAB - Monitoring Report 2015 – SW FAB, em conformidade com o Regulamento de Execução (UE) n.º 390/2013. Novas formas de colaboração e partilha de sinergias comuns entre Autoridades Supervisoras Nacionais, foram também abordadas neste encontro.

Por fim foi discutida, ainda, a preparação da reunião dos Stakeholders Consultation Forum (SCF), a ter lugar em Madrid no final de novembro de 2016. Tendo em conta o sucesso da primeira edição, realizada em Lisboa, em 2015, onde será dada especial atenção às solicitações dos Stakeholders.