INAC Homepage  

Onde posso fazer a minha formação e verificação de competência (exame) a fim de obter um certificado, prova ou acreditação de competência?

Depende da categoria de operação.

Na categoria aberta e categoria específica declarativa, a formação teórica, os exames e os certificados de competência são assegurados pela ANAC. O piloto remoto que não possua um certificado de competência ou prova de conclusão válida e pretenda operar numa subcategoria da categoria aberta (A1, A2 ou A3) ou cenário de operação declarativo da categoria específica (STS) , deverá registar-se e aceder aos cursos A1-A3, A3 ou STS disponíveis em https://rp.anac.pt. Para informação atualizada consulte a informação relativa a “Competências dos Pilotos Remotos”.

A formação e avaliação prática nos cenários de operação declarativos da categoria específica  (STS) é realizada pelo operador de aeronaves não tripuladas que se declarou para este efeito. Cumulativamente os pilotos remotos têm também a possibilidade de obter a acreditação prática em uma entidade reconhecida que se declarou à ANAC para um determinado STS. Em ambos os casos é emitido, pelo operador de UAS ou pela entidade reconhecida, como for o caso, um certificado de acreditação prática ao piloto remoto.

Na categoria específica que requer uma autorização operacional ou no caso de um operador detentor de um LUC, a formação e avaliação é da responsabilidade do operador de UAS. No caso da robustez for baixa o programa de formação poderá ser declarado, no caso de robustez média requer aceitação e evidência da execução desse programa de treino. No caso de robustez elevada essa formação é verificada por uma entidade terceira (por exemplo uma organização de formação ou autoridade).

A formação na categoria certificada será efetuada em organizações de treino para o efeito e seguem o mesmo sistema já implementado para os pilotos das aeronaves tripuladas, com as devidas especificidades.