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Cultura Justa

Cultura justa trata-se de uma cultura em que os operadores de primeira linha ou outras pessoas não são objeto de sanções pelas suas ações, omissões ou decisões ajustadas à sua experiência e formação, mas em que a negligência grave, as infrações deliberadas e os atos de destruição não são tolerados.

Cultura justa é um sistema de responsabilidade partilhada, alicerçado numa forma de estar, que promove uma atitude de constante questionamento, resistente à complacência e comprometida com a excelência, em que as organizações são responsáveis pelos sistemas que projetaram e por responder aos comportamentos dos seus funcionários de forma justa. Os funcionários, mais do que responsáveis pela qualidade das suas escolhas, têm consciência de prestar contas pelo trabalho que desempenham, mas também sentem fazer parte de uma organização que procura ativamente relatar erros e vulnerabilidades do sistema, sem qualquer receio de punição tendo sempre como objetivo a melhoria.

CIA nº. 1/2022 de 3 de fevereiro

Formulário para recolha de violações aos princípios da cultura justa

Características

Informada

Quem gere a organização conhece as capacidades técnicas, humanas, organizacionais e ambientais o que lhe permite a recolha e analise de dados relevantes sobre o funcionamento e interação destas diversas componentes, redundando na produção de informação de segurança a ser divulgada ativamente pelos devidos destinatários.


Capaz de aprender

A organização tem vontade e capacidade de aprender com os erros que comete, tem atitude crítica capaz de analisar o erro sendo capaz de efetuar mudanças.


Flexível

A organização é capaz de se reconfigurar rapidamente em face de circunstâncias inesperadas. As pessoas que a constituem são capazes de se adaptar com eficácia às novas exigências.


Justa

A organização tem uma atmosfera de confiança entre todos. Os erros e ações inseguras não serão punidos se não forem intencionais. No entanto, todos quantos agirem de forma imprudente ou assumam riscos deliberados e injustificáveis estarão sujeitos a um eventual procedimento disciplinar.


De relato

A organização deverá cultivar uma atmosfera em que as pessoas tenham confiança para relatar questões de segurança sem medo de represálias. Os funcionários devem saber que a confidencialidade será mantida e que as informações que relatarem serão cuidadosa e seriamente analisadas e, se pertinentes, aplicadas.



Benefícios de uma cultura justa

Os benefícios que podem ser obtidos com a criação de uma cultura justa numa organização são, por exemplo, os seguintes:

Maior número de relatórios

  • Uma cultura justa leva não só a um aumento na comunicação de ocorrências, particularmente de eventos ignorados anteriormente, mas também à identificação de tendências que proporcionam oportunidades para abordar problemas de segurança latentes.

  • Para cada acidente grave, existem muitos mais incidentes não comunicados que, devidamente investigados, podem levar a identificar o problema subjacente a tempo de evitar o acidente.

  • A ausência de comunicação de ocorrências não é indicativa de uma operação segura, da mesma forma que, o aumento na comunicação de ocorrências não é indicativo de uma redução da segurança.

  • Os relatórios mostram as potenciais preocupações de segurança e qualquer aumento nos mesmos deve ser visto como um indicador
    de segurança saudável.

Construção de confiança

  • O processo de definir claramente o que é comportamento aceitável versus inaceitável, quando é realizado adequadamente num ambiente colaborativo, reúne diferentes membros de uma organização que geralmente têm contacto pouco frequente na tomada de decisões. Este contacto, bem como o entendimento comum daí resultante aumenta a confiança que é o cerne da cultura justa.

  • A maioria das violações são causadas pelo desejo de agradar a alguém. Esta observação enfatiza a natureza inerente da maioria das
    violações de segurança:

- que são realmente inadvertidas; e,

- que se destinam a promover os objetivos operacionais da organização.

  • Este facto é conhecido na "linha de frente" de uma companhia aérea ou prestador de serviços de tráfego aéreo, mas é frequentemente ignorado na estrutura de gestão, particularmente durante a investigação de uma violação ou acidente. Da mesma forma, os trabalhadores da “linha de frente” podem não ter uma compreensão clara dos procedimentos que nunca podem ser, absolutamente, infringidos e quais são os que se espera que sejam infringidos, mas que serão punidos se ocorrer um acidente). Estabelecer uma cultura justa bem definida e bem monitorizada ajudará todos os membros de uma organização a definir melhor as suas próprias responsabilidades e compreender as funções, influências e motivações de outras pessoas na organização.

  • Uma cultura justa aumenta a confiança dos funcionários na prioritização da segurança. Isso reforçará a visão e os valores comuns da
    organização em relação à colocação da segurança em primeiro lugar em todos os aspetos da operação.

Segurança mais eficaz e gestão operacional

  • Uma cultura justa aumenta a eficácia da organização ao definir as expectativas de desempenho do trabalho, estabelecendo diretrizes claras para as consequências do desvio dos procedimentos e promoção da revisão contínua de políticas e procedimentos.

  • A cultura justa permite que uma organização seja capaz de determinar a frequência das violações e desvio dos procedimentos que estão a ocorrer.

  • Uma estruturas de gestão desatualizadas ou ineficazes podem manifestar-se por via das ineficiências operacionais, oportunidades perdidas ou lapsos de segurança. Algo que é revelado numa cultura de segurança, pois os motivos que provocam problemas de segurança, também provocam problemas de qualidade e custo.