INAC Homepage  

ANAC participa na 5.ª Edição do Portugal Air Summit

15-10-2021

Encontra-se a decorrer, no Aeródromo Municipal de Ponte de Sor, entre 13 e 17 de outubro, a quinta edição do Portugal Air Summit, considerada a maior cimeira aeronáutica da Península Ibéria, uma organização conjunta do Município de Ponte de Sor e da empresa de promoção de eventos The RACE, à qual a ANAC se voltou a associar.

O evento tem como tema central “Flying for a New Start”, e conta com conferências, painéis, onde participam oradores nacionais e internacionais, reunindo os principais players da indústria aeronáutica, permitindo a discussão dos assuntos mais prementes da atualidade do setor, num formato híbrido, presencial e transmissão streaming para o público em geral, existindo, ainda, uma área de networking, expositores, entrevistas e airshows.

O Portugal Air Summit abriu portas no dia 13 de outubro, onde o Presidente da Câmara Municipal Ponte de Sor, Eng.º Hugo Hilário deu as boas vindas, seguido da Sessão de Abertura, presidida pelo Doutor João Gomes Cravinho, Ministro da Defesa Nacional, e do Dr. Pedro Nuno Santos, Ministro das Infraestruturas e da Habitação.

O Presidente da ANAC, Dr. Luis Miguel Ribeiro, participou no primeiro dia do evento, como orador principal, com o tema “O Papel da Regulação num Mundo pós-COVID” e a Vogal do Conselho de Administração, Dra. Tânia Cardoso Simões, no dia 15 de outubro, com o tema “Para uma aviação sustentável: desafios e oportunidades”. Pudemos assistir noutros painéis,  nomeadamente no âmbito das Aeronaves não Tripuladas o Dr. Fábio Camacho, que moderou o painel “O Setor das Aeronaves não Tripuladas em Portugal” e a Dra. Mónica Oliveira, marcou presença no painel sobre “Competências, formação e certificação profissional de Aeronaves Não Tripuladas”. O Dr. Marcos Miranda, do Departamento de Certificação Médica, participou por videoconferência, na sessão de abertura e de encerramento, da 4ª Reunião ciêntifica SMAPor 2020-2021 - Medicina Aeronáutica sem distâncias, sem fronteiras".

Para além de todos estes oradores da ANAC, marcaram presença no Portugal Air Summit, o Eng.º Duarte Silva, Vogal do Conselho de Administração da ANAC, a Dra. Ana Mata, Diretora da Direção da Regulação Económica e o Dr. Pedro Pisco Santos, Diretor da Direção Jurídica.

No final do primeiro dia, a organização do Portugal Air Summit homenageou o Dr. Luís Miguel Ribeiro, Presidente da ANAC, segundo as palavras do Presidente da Camara Municipal, Eng.º Hugo Hilário, pelo contributo dado, desde a primeira hora e ao longo dos últimos anos, para a concretização deste evento, muito significativo e importante para o desenvolvimento do Cluster Aeronáutico de Ponte de Sor.