INAC Homepage  

ANAC realizou, a 3 de maio, a Conferência “Aviation Day” no âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia

04-05-2021

O “Aviation Day”, foi o evento do setor da aviação no âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho da UE. Esta Iniciativa hibrida decorreu no CCB, em Lisboa e, simultaneamente, em formato digital.

Na sessão de abertura participaram o Presidente da ANAC, Dr. Luís Miguel Ribeiro, e o Senhor Ministro das Infraestruturas e Habitação, Dr. Pedro Nuno Santos, e estiveram presentes várias individualidades do setor nacional e europeu, tanto em Lisboa como on-line, nomeadamente o Senhor Secretário Regional dos Transportes, Turismo e Energia do Governo dos Açores, Eng.º Mário Mota Borges, os Diretores Gerais e altos funcionários das autoridades da aviação civil europeias, bem como gestores, dirigentes e trabalhadores do universo dos stakeholders da aviação nacional, europeia e internacional.

Esta Conferência era constituída por três painéis relacionados com o lema da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, aplicado ao setor da aviação: “Tempo de agir: por uma recuperação justa, verde e digital”, e procurou refletir as lições aprendidas com a presente crise pandémica, as quais permitem criar uma maior resiliência no setor da aviação.

Os oradores, representantes de instituições, entidades, organizações, associações e empresas europeias e internacionais, públicas e privadas do setor da aviação civil, proferiram excelentes intervenções, que muito contribuíram para o sucesso do evento, já que o interesse, oportunidade e utilidade das discussões foi enriquecedor, permitindo uma visão ampla da situação do setor, analisando os problemas e constrangimentos, procurando medidas e soluções para o futuro da aviação a nível mundial, que se quer mais sustentável, socialmente justa, economicamente verde e digital.

Tendo por base estes pressupostos, os Estados Membros da Conferência Europeia da Aviação Civil (CEAC), redigiram a “LISBON DECLARATION ON THE RECOVERY OF EUROPEAN AVIATION” que visa mitigar as consequências negativas do impacto da pandemia por COVID-19, como forma de compromisso e esforço na recuperação sustentada e segura da aviação na Europa.