INAC Homepage  

Carta de Operação relativa ao Plano de Contingência para o verão IATA 2019 assinada entre a NAV Portugal E.P.E. e a Força Aérea Portuguesa

19-07-2019

A ANAC congratula-se com a assinatura da Carta de Operação relativa ao Plano de Contingência do verão IATA 2019, que ocorreu hoje, dia 19 de julho, na sede da NAV Portugal E.P.E., e que entrará em vigor no próximo dia 22 de julho e vigorará até ao dia 30 de setembro.
A assinatura desta Carta ocorre no âmbito da cooperação estabelecida, no quadro do OCEA -  Órgão Permanente para a Coordenação da Gestão e Uso do Espaço Aéreo, do qual fazem parte integrante a ANAC e a AAN que acompanharam a definição dos novos procedimentos no quadro legal em vigor.

Com este acordo de operação e o redesenho do espaço aéreo, foram estabelecidos procedimentos segundo os quais são efetuadas cedências de espaço e de tempo nas áreas de Monte Real e de Sintra, que se destinam a reduzir os atrasos das aeronaves e a maximizar a capacidade do Sistema Aeroportuário de Lisboa, com espectáveis benefícios para a competitividade da economia nacional, para os passageiros utilizadores do Humberto Delgado e para os operadores do aeroporto de Lisboa, ao reduzir significativamente aquilo que são os atrasos resultantes do aumento de tráfego nos últimos anos no espaço aéreo Português e em particular no aeroporto Humberto Delgado.
 
Realça-se o espírito de cooperação entre as diversas entidades de elevado sentido de dever e de franca colaboração entre as partes, e a colaboração extraordinária por parte da Força Aérea que permitiu alcançar este resultado.