INAC Homepage  

Portugal recebe a IX Reunião ordinária de Presidentes e Diretores Gerais da Comunidade das Autoridades de Aviação Civil Lusófonas - Lisboa, 22 e 23 de maio de 2018

05-06-2018

Decorreu em Lisboa, nos dias 22 e 23 de maio de 2018, a IX reunião de Presidentes e Diretores Gerais da Comunidade das Autoridades da Aviação Civil Lusófonas (CAACL).

A sessão de abertura contou com a participação do Secretário de Estado das Infraestruturas, Guilherme W. d’Oliveira Martins que salientou a importância da cooperação no âmbito da lusofonia e manifestou o apoio do Estado Português ao seu desenvolvimento. Na qualidade de anfitrião e Presidente em exercício da CAACL, o Presidente do Conselho de Administração da Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) Portugal, Luis Miguel Ribeiro, após saudar os presentes fez uma breve resenha da atividade da CAACL ao longo dos seus dez anos de existência, destacando o seu contributo para o reforço da cooperação técnica entre as autoridades de aviação civil dos seus Estados membros.

Durante o encontro foram avaliados os resultados de algumas das iniciativas de cooperação desenvolvidas, nomeadamente nas áreas do ambiente, jurídica, regulação económica, segurança (safety e security), foram identificadas necessidades e prioridades em relação à disponibilização e formação de quadros, bem como, no âmbito da estratégia da ICAO “No Country Left Behind”, foi conferido o estádio em que se encontra a tradução da documentação da ICAO para a língua portuguesa.

A reunião foi precedida de um workshop onde foram partilhadas experiências e boas práticas nas áreas de Navegação Aérea, Medicina Aeronáutica, Diretos dos Passageiros e Segurança Operacional.

Participaram nesta IX reunião de Presidentes e Diretores Gerais da Comunidade das Autoridades da Aviação Civil Lusófonas (CAACL), os dirigentes e respetivas delegações das autoridades aeronáuticas de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe.
No final da reunião, São Tomé e Príncipe assumiu a presidência da CAACL que é exercida por um ano, de forma rotativa e por ordem alfabética.

À margem do encontro, e a convite da ANAC, as delegações visitaram no dia 24 a Cimeira Internacional “Portugal Air Summit”, realizada no Aeródromo Municipal de Ponte de Sor de 24 a 27 de maio de 2018.